Menu

Seu processo de cálculo de ligações é eficaz?

Por: Juraj Sabatka | Tradução e Adaptação: Júlio Calsinski

O projeto de ligações continua sendo um dos maiores desafios em projetos de estruturas metálicas. Em média, o cálculo e o dimensionamento de 20% das ligações consomem quase 70% de todo tempo dedicado ao projeto de ligações, de acordo com a nossa pesquisa com 600 engenheiros calculistas.

Você pode ter diferentes razões para usar ou não usar o IDEA StatiCa, mas quando estamos falando em números, a quais conclusões podemos chegar? Quanto tempo e dinheiro você economizará se adotar o IDEA StatiCa como sua ferramenta para cálculo de ligações? Coletamos os dados de centenas de engenheiros calculistas, e é isso que você vai ver aqui.

O cálculo de eficácia é uma forma de estimar o impacto de tempo e dinheiro na implementação da IDEA StatiCa em seus fluxos de trabalho para o cálculo e o dimensionamento de ligações. Analisamos os dados fornecidos por engenheiros calculistas e projetistas e conseguimos informações valiosas sobre como a comunidade de engenharia enfrenta esses desafios.

Desde janeiro de 2019, coletamos as contribuições de mais de mil engenheiros e usuários. Depois de eliminar as duplicidades e respostas incompletas, ficamos com 600 respostas de engenheiros calculistas ao redor do mundo. Veja o que eles dizem.

A maior parte do tempo (quase 70%) é gasto em ligações complexas

Com base nos dados coletados, um projeto de estruturas metálicas é composto, em média, por aproximadamente 46% de ligações simples, 32% de ligações moderadas e 22% de ligações complexas.

Os engenheiros calculistas gastaram aproximadamente 17 minutos para calcular e dimensionar uma ligação metálica simples, incluindo a geração da memória de cálculo e de todos os dados

necessários para as outras pessoas envolvidas no processo. Para ligações complexas, isso leva horas. As respostas recebidas variam muito, com um valor médio de cerca de 214 minutos.

O que isso significa? Que o cálculo e o dimensionamento de 20% das ligações metálicas em um projeto mediano consome quase 70% do tempo total dedicado ao projeto das ligações.

O Fluxo de Trabalho faz a diferença

A combinação de ferramentas mais mencionada é do Tekla Structures para detalhamento e do SAP2000 para análise estrutural, seguido de perto pelo Robot, ETABS e o SCIA Engineer. Vale lembrar que o IDEA StatiCa possui BIM links com todos esses e muitos outros softwares de cálculo e detalhamento.

Os calculistas gastam 34% do seu tempo com as ligações.

Com base nas respostas dos entrevistados, o projeto de ligações (incluindo tudo, desde análise, dimensionamento, memórias de cálculo, revisões, croquis ou detalhamento) consome, em média, 34% do tempo do engenheiro calculista. Isso significa aproximadamente 1/3 do seu tempo ou 54 horas mensais por pessoa (considerando 160 h/h por mês), com o método tradicional de trabalho, ou seja, antes de implementar o IDEA StatiCa.

A média foi de 3,6 engenheiros calculistas por escritório de projeto, o que significa 195 horas por mês dedicadas ao cálculo das ligações, 2.340 horas anuais

Comparativo em projeto de ligações

Estamos comparando os dados de quanto trabalho é consumido em cada tipo de ligação com os parâmetros de referência que coletamos de nossa base de clientes em 3.700 escritórios de engenharia e fabricantes de estruturas metálicas. Um engenheiro calculista qualificado ou um projetista, usando o IDEA StatiCa, pode projetar ligações metálicas em minutos:

Esse é um tempo médio em várias regiões, bem como com diferentes fluxos de trabalho. Algumas vezes, uma única pessoa faz todo o processo do cálculo da ligação, às vezes esse processo é dividido entre o engenheiro calculista e o projetista.

Ainda assim, não foi considerada neste estudo uma economia de tempo ainda maior, que pode ser obtida ao se evitar remodelar e entrar com os dados da ligação novamente no IDEA StatiCa, reutilizando os dados transferidos de outros aplicativos, com o uso dos BIM links. Isso se traduz em outros 5-10% do tempo economizado usando um BIM link CAD e aproximadamente 15% usando BIM links com o software de análise por elementos finitos (CAE/FEA).

Valor dos serviços de engenharia

O valor por hora de serviços de engenharia é muito diferente entre países e continentes. Uma média obtida de nossos entrevistados é de US$ 65 (EUR 54). Para o Brasil estimamos em R$ 170. Esse é um valor para serviços em geral, não diretamente relacionado com o cálculo de ligações, e que deve ser maior diante da complexidade da tarefa do cálculo de ligações! O trabalho de engenheiros calculistas e projetistas é importante para toda a cadeia produtiva da obra. Você agrega um enorme valor, então, não tenha medo de valorizar mais o seu trabalho!

Uma análise sobre seu processo no projeto de ligações

O cálculo de eficácia ajuda a visualizar onde você está agora e como seu processo de engenharia no projeto de ligações pode ser melhorado. Depois de considerar os dados (não é muito complicado) você obtém resultados claros para compartilhar com seus colegas no escritório e começar uma análise

Com o IDEA StatiCa você diminui a dificuldade no projeto das ligações. Ao ser mais eficaz no processo você economiza tempo e dinheiro. Mudar o método tradicional de trabalho representa:

A maior economia de tempo pode ser alcançada no projeto de ligações complexas, onde o IDEA StatiCa ajuda você a reduzir o tempo gasto em até 83%. Neste exemplo particular estamos considerando o uso de um BIM link CAD. Compare essa economia com o investimento necessário para equipar o seu time com o IDEA StatiCa, a ferramenta que ajuda você a economizar o recurso mais valioso do seu escritório, o tempo.

Considere essa melhoria em seus processos.

Você viu o que mais de 600 engenheiros calculistas disseram sobre o projeto de ligações. Agora se pergunte: como está o processo de engenharia no seu escritório? Os projetos atrasam e você está sobrecarregado? Você dorme tranquilo sabendo que todas as ligações foram analisadas corretamente? Seus colegas e o seu chefe estão abertos para discutir como melhorar a sua organização?

O projeto de ligações tem sido um dos maiores desafios dos projetos de estruturas metálicas, tanto na Europa, quanto na Ásia, nos Estados Unidos ou no Brasil. Ainda assim, não houve muita inovação neste campo nos últimos 20 anos. Engenheiros calculistas e projetistas merecem melhores ferramentas no trabalho. “Nós vislumbramos novas formas de trabalhar que irão revolucionar a forma tradicional hoje predominante na Indústria da Construção”. Incentivamos você a colocar os números na mesa e a melhorar seu processo de engenharia no projeto de ligações. Você pode mais, agora.

Nós fazemos a nossa parte e convidamos você a realizar o seu melhor.

JURAJ SABATKA
(CSO&CFO IDEA StatiCa)
JÚLIO CALSINSKI
(Diretor BIM WORKS Brasil)

Assine nossa

newsletter

Gostou dos nossos artigos?
Cadastre-se e fique por dentro de tudo!

    Buscar