Estudantes de Engenharia que pensam em seguir uma carreira em BIM, por onde começar?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Existe uma gama enorme de cursos sobre o método BIM mas, afinal, qual deles é o mais indicado para quem está começando? Eu diria que nenhum deles, mas vamos desenvolver o nosso próprio senso crítico juntos.

Todo mundo fala sobre o BIM, ninguém entende realmente como fazer, todos pensam que os demais estão fazendo, então todos dizem que também estão fazendo. Esse efeito também é conhecido como conformidade social, um comportamento do nosso cérebro que nos leva a seguir uma determinada prática para acompanhar um grupo.

Então quer dizer que talvez você não precise entender do que se trata? Posso afirmar que nós seremos impactados de uma forma ou de outra pelo BIM, seja você um profissional que queira trabalhar em campo, ou dentro de um escritório de projetos. Então, você precisa, sim, conhecer, e conhecer bem, como trabalhar a favor do método.

Mas é preciso começar do ponto certo, praticando, colocando a mão na massa, e a primeira dica é que você comece desde cedo a trabalhar de forma colaborativa, independente do ano em que você está na faculdade. 

O BIM no ensino superior de engenharia.

A faculdade é provavelmente a primeira grande oportunidade de conquistar essas habilidades. Mas, mesmo com um longo período de tempo imerso no seu futuro profissional, você provavelmente vai encontrar falhas e dificuldades para atingir as competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Muitos cursos já inseriram na ementa as disciplinas relacionadas ao BIM. Mas é impossível, por melhor que seja a sua faculdade, ou curso, abranger tudo o que existe sobre BIM, garantir que você aprenda sobre todas as ferramentas, todos os softwares que podem te ajudar a trabalhar melhor. 

No geral, as faculdades vão ensinar os conceitos e as metodologias, mas o que é mais importante do que isso? Aprender sobre como resolver problemas de maneira colaborativa. Desde cedo, trabalhe com softwares OPEN BIM, softwares que você consiga trocar informações de forma livre e aberta.

Busque o que há de mais avançado em termos de tecnologia e desenvolva seus trabalhos acadêmicos dentro dessas plataformas, aproveitando as oportunidades que os desenvolvedores de softwares fornecem para estudantes ao conceder licenças acadêmicas gratuitas.

Resumindo, ler é muito importante, mas praticar é essencial. Ninguém aprende a jogar futebol apenas com um livro na mão.

Cursos profissionalizantes e pós-graduações.

É tudo uma questão de objetivos e timing. Provavelmente todos nós já ouvimos falar que “o tempo é o recurso mais precioso que temos” e, se você ainda não chegou a essa conclusão, é porque você parou no tempo.

Cursos profissionalizantes tem o principal objetivo de nos preparar para exercer alguma função, então primeiro defina o seu objetivo para depois escolher o curso. 

Vejo muitas pessoas que procuram logo de cara um curso para se tornar BIM Manager, mas nunca trabalharam com um software BIM, nem mesmo em um projeto multidisciplinar. O BIM Manager é o responsável por gerenciar o desenvolvimento de um projeto em BIM, ou seja, no mínimo ele precisa ter um conhecimento crítico de cada fase do desenvolvimento de um projeto.

É claro que cursos como esses devem apresentar algumas situações e exemplos práticos, até mesmo para que você consiga compreender melhor. Mas é incontestável o fato de que se você levar suas próprias experiências, sairá com uma visão totalmente diferente de quem só aceitou o que foi apresentado.

Portanto, empenhe-se em aprimorar as habilidades que façam sentido, ou que serão exigidas em um curto intervalo de tempo.

Enfim, por onde começar?

Traçar um caminho para alcançar um objetivo é mais difícil do que parece. Poderíamos pegar gêmeos monozigóticos, que sempre estudaram na mesma escola, fizeram as mesmas atividades e até se graduaram na mesma universidade e provavelmente ambos teriam trajetórias profissionais diferentes em algum momento.

Mas posso garantir que deve haver um ponto importante em comum dentro da maioria das carreiras de sucesso. Existe um começo, meio e fim. Ninguém deveria assumir um cargo de liderança, ou gerência, sem antes ter participado das funções de produção.

Se você está no início da sua graduação, busque solucionar suas atividades por meio de ferramentas que serão exigidas quando você ingressar no mercado, nem que sirva apenas para você poder comparar os resultados.

Se você já está para se formar, provavelmente já deve ter ideia de onde quer atuar. Então, tente estagiar na área. Essa é provavelmente uma das melhores opções para essa fase. Participe também de atividades extracurriculares como, por exemplo, concursos que vão exigir que você se aventure em todas as etapas de um projeto fictício. Existem inúmeros concursos nacionais e internacionais para estudantes de engenharia que querem se desafiar.

Se você se formou e não tem mais a opção de estagiar, procure cursos que serão importantes principalmente para a função na qual você se encontra no momento, ou que pretende iniciar.

Como a BIM WORKS pode te ajudar?

Mais do que dar acesso às licenças acadêmicas dos softwares BIM aos estudantes, oferecemos também a oportunidade de você poder contar com nossa equipe de engenheiros experientes para sanar dúvidas.

Contamos também com diversos conteúdos e cursos online e gratuitos, que aplicam e ensinam resolver situações diárias da engenharia por meio das nossas ferramentas:

Dimensionamento de Passarela Metálica com o Daniel Ferraz (Engenheiro do AÇO)

Cálculo Estrutural – Treinamento Básico do SCIA Engineer

Detalhamento de Estruturas de Concreto – Treinamento Essencial do ALLPLAN Engineering 

Cálculo de Estruturas Metálicas – Treinamento avançado do SCIA Engineer

Detalhamento de uma Viga Protendida – Treinamento Avançado do ALLPLAN Engineering

Projetos de Instalações no DDS-CAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Categorias
contato

Fale com um especialista

Como podemos ajudar você?

Buscar