Menu

6 razões para considerar o IDEA StatiCa como o melhor software para cálculo de ligações

Por: Ondrej Fridrich | Tradução e Adaptação: Júlio Calsinski

Mudar a forma com que você trabalha há anos é sempre desafiador, mesmo constatando as vantagens óbvias e o potencial no futuro. Ao mesmo tempo, se você quiser melhorar a sua competitividade, esse é o único caminho. Então, aqui estão as principais razões pelas quais mudar para o IDEA StatiCa agora mesmo é uma excelente ideia!

Estas são perguntas que você deve fazer a si mesmo: continuarei sendo competitivo com meu atual processo de engenharia? Este processo está limitando o meu potencial? Devo continuar a fazer cálculos manuais de ligações que levam várias horas, ou mesmo dias, quando isso pode ser feito em minutos? Meu processo atual suporta um fluxo de trabalho BIM que traz vantagens e não custos adicionais? Sempre consigo entregar soluções otimizadas nas ligações nos projetos dos meus clientes?

Em um mercado em constante mudança, o IDEA StatiCa possui a solução mais avançada para projeto de ligações de estruturas metálicas, dando a você o poder de calcular e verificar todas as suas ligações de qualquer topologia e carregamento em poucos minutos, garantindo a segurança.

Motivo 1 – Economize tempo

Quando se trata de software de cálculo de ligações convencional, as possibilidades e os fluxos de trabalho são praticamente os mesmos: você escolhe, entre um conjunto de modelos de configurações de ligações, aquele que atende o seu caso em particular. Esses modelos definem os limites para variações na geometria e no carregamento.

Você pode seguir exatamente o mesmo fluxo de trabalho no IDEA StatiCa. Ao criar uma conexão, você pode escolher entre mais de 250 modelos diferentes.

A diferença está aqui

A grande diferença ao usar o IDEA StatiCa é que você pode fazer muito mais do que isso! Por exemplo, se você projetou uma ligação convencional viga-coluna, mas o projetista de instalações pediu uma abertura na viga para passagem de tubulação? Sem problemas, basta adicionar uma abertura na alma da viga, no ponto que precisar, e analisá-la novamente para ver rapidamente qual é o impacto e se exige uma alteração na ligação.

Sucesso, sem limites!

As configurações que não atendem a um modelo preestabelecido são os maiores desafios para um engenheiro calculista. É exatamente nesses pontos onde é possível ter maior sucesso. Você simplesmente vê as suas ideias se tornarem realidade ao utilizar o IDEA StatiCa para projetar, calcular e verificar as suas ligações.

Você é quem deve definir o modelo com base no que você considera o mais adequado para o seu projeto, não no que seu software pode manipular! Não há limite no número de vigas, parafusos, soldas e chapas em suas ligações no IDEA StatiCa. Você pode escolher entre as topologias mais comuns, em segundos, e continuar editando os modelos para projetar a sua ligação diretamente na sua tela em 3D, para uma modelagem rápida e análise visual dos seus elementos.

Veja como projetar uma conexão aço-concreto em menos de 3 minutos.

Motivo 2 – Memória de cálculo completa

Ao final, você precisa saber se sua ligação passa em todas as verificações necessárias. Isso é exatamente o que o IDEA StatiCa permite, um status simples de aprovação ou reprovação para todos os elementos (chapas, parafusos, soldas) de acordo com as normas.

Além disso, pode ser necessário exportar todos os cálculos para um relatório objetivo, claro e apresentável. IDEA StatiCa também criará isso para você, basta escolher quais informações você gostaria de incluir e a memória de cálculo será gerada na mesma hora.

Baixe um exemplo de relatório

Motivo 3 – Curva de aprendizado rápida

Começar a usar o IDEA StatiCa é muito mais fácil do que você pode imaginar. Criamos o software com um objetivo em mente: ser muito fácil de aprender e extremamente amigável. Portanto, não importa qual seja a sua experiência com outro software, é muito provável que você consiga usar o IDEA StatiCa e projetar suas primeiras ligações com pouco tempo de uso da nossa solução. Para dominar o básico você precisa de, em média, duas semanas.

Torne-se um especialista no cálculo de ligações com o IDEA StatiCa

Para acelerar o processo de aprendizado e se tornar um usuário que domina o IDEA StatiCa, você encontrará no Canal da BIM WORKS Brasil no YouTube conteúdos preparados por nossos especialistas, com videoaulas e materiais exclusivos para baixar, para que consiga extrair o máximo do seu software.

Se você ainda não está inscrito no nosso canal, inscreva-se agora mesmo.

Motivo 4 – Fluxo de trabalho BIM

Normalmente, um software de cálculo de ligações tradicional funciona de forma independente e isolada ou, na melhor das hipóteses, dentro da mesma família de produtos feitos por uma mesma empresa de software. Nesse mundo altamente conectado, onde um fluxo de trabalho BIM se tornou uma necessidade, é fundamental poder trabalhar com softwares que permitam trocar informações entre diferentes plataformas de fornecedores.

O IDEA StatiCa tem o compromisso de permitir que seus usuários troquem informações da maneira mais eficiente possível: o IDEA StatiCa vincula-se automaticamente ao seu software para que você exporte e sincronize dados. Isso minimiza erros e trabalho repetitivo para que você possa se concentrar em tarefas mais cruciais, como a análise adequada, o cálculo e a verificação das ligações, seções transversais, elementos e detalhes, pelas normas aplicáveis.

Escolha o melhor fluxo, com o software que funciona bem para você, e aproveite melhor o seu tempo. Até o momento desenvolvemos 3 links para softwares CAD (Tekla Structures, Autodesk Advance Steel e Autodesk Revit) e 14 links para softwares CAE/FEA. A importação de dados do software de terceiros é controlada e alimentada por nosso Code-check manager, uma ferramenta BIM que simplifica e acelera seus fluxos de trabalho. Continuamos investindo continuamente para que você minimize erros, evite trabalhos repetitivos e aproveite as vantagens que o BIM proporciona, tanto em pequenos projetos quanto em projetos de grande complexidade, tanto em estruturas metálicas quanto em concreto, utilizando diferentes softwares.

Motivo 5 – Segurança, sempre!

Ficar a favor da segurança é o cerne do trabalho do engenheiro estrutural. Escrevemos sobre isso em um de nossos posts anteriores.

Trabalhamos em estreita colaboração com diversas universidades em testes e verificações dos resultados do IDEA StatiCa para fornecer ao usuário a tranquilidade de saber que seus projetos são completos, precisos e de acordo com as principais normas globais de dimensionamento. Nosso exclusivo método CBFEM para aço foi exaustivamente testado em estreita cooperação com duas universidades técnicas e a HILTI.

Todas as verificações, hipóteses de projeto e artigos são publicados e disponibilizados para a comunidade de engenharia. Se você ainda ficou com alguma dúvida, conte com nosso suporte técnico e tenha acesso a toda a nossa documentação de validação e verificação.

Motivo 6 – Gere mais resultados

Ao utilizar o IDEA StatiCa para seus projetos de ligações, você consegue atender mais clientes, gerando mais resultados tanto para você, mas, principalmente, para seus clientes. Otimizar as ligações gera economia na fabricação das estruturas e você se sente mais confiante, sabendo que verificou cada detalhe, independentemente do nível de complexidade. Com prazos de projeto cada vez mais apertados, a ferramenta certa pode fazer a diferença para o seu trabalho com outros softwares BIM. Superar as expectativas dos seus clientes se traduz na valorização do seu talento e nos resultados da sua empresa.

Experimente hoje mesmo o a versão de testes do IDEA StatiCa por 14 dias gratuitamente, com todas as funcionalidades completas, sem quaisquer limitações. Você também pode usar nosso suporte técnico conforme sua necessidade. Basta preencher o formulário e a licença será gerada e entregue no seu e-mail.

ONDREJ FRIDRICH 
(MKT Engineer IDEA StatiCa) 
JÚLIO CALSINSKI
(Diretor BIM WORKS Brasil)

                                                                  
                                                  

Assine nossa

newsletter

Gostou dos nossos artigos?
Cadastre-se e fique por dentro de tudo!

    Artigos relacionados

    Buscar