Menu

Sua ferramenta para a integração dos dados de estruturas

No mundo dinâmico da engenharia estrutural, a capacidade de gerenciar, processar e exportar dados do projeto de maneira integrada é crucial. Nesse ponto que o IDEA StatiCa Checkbot entra como uma ferramenta revolucionária e que agora está disponível gratuitamente para você usar.

Essa melhoria permite que os engenheiros estruturais aproveitem a maior parte da capacidade do programa IDEA StatiCa Checkbot sem a necessidade de uma licença paga, tornando-o mais acessível do que nunca.

Assista ao vídeo:

O programa Checkbot gratuito funciona tanto como um plugin vinculado a uma ferramenta MEF ou CAD específica quanto como um aplicativo independente capaz de importar, gerenciar e exportar diferentes tipos de dados de um projeto. Para a maioria de seus recursos, o Checkbot não requer uma licença paga – o único pré-requisito é uma conta de usuário IDEA StatiCa válida. Isso significa que mesmo sem a licença paga, educacional ou trial, os usuários ainda podem aproveitar as vantagens dos recursos do Checkbot.

Se um usuário ainda não criou uma conta IDEA StatiCa, existe um guia passo a passo fácil para ajudar na configuração de uma conta básica.

O Checkbot não é apenas uma ferramenta, mas um ecossistema completo projetado para realizar a integração perfeita com aplicativos MEF, CAD e BIM. O fluxo de trabalho típico começa quando um engenheiro importa os dados estruturais para o Checkbot, desde modelos de construção detalhados até peças estruturais complexas. A versatilidade do Checkbot permite uma transição suave dos dados das ferramentas de projeto, garantindo que os engenheiros comecem com um modelo de base abrangente e preciso.

OK, os dados foram inseridos com sucesso, e agora?

Depois que os dados são importados, os engenheiros podem fazer ajustes ou alterações precisas no Checkbot. Esta flexibilidade é essencial para adaptar o modelo estrutural aos requisitos específicos do projeto ou para otimizá-lo em termos de eficiência e segurança, por exemplo, modificando dimensões, alterando propriedades de materiais ou ajustando excentricidades de elementos. A interface intuitiva do programa aumenta a produtividade e reduz a probabilidade de erros.

Nesta cena 3D, é claramente visível os tipos de dados inseridos e como os elementos do modelo se relacionam entre si. Um grande benefício é que as forças internas são importadas junto com os parâmetros geométricos se a fonte de dados possuí-las. Os dados podem vir de inúmeras fontes e a lista de ferramentas compatíveis para a importação continua aumentando.

A próxima etapa no fluxo de trabalho é a exportação de partes específicas do modelo para os programas específicos como Connection, Detail e Member. Esta abordagem modular garante que cada aspecto do projeto estrutural seja tratado pelas ferramentas adequadas, melhorando a qualidade e a precisão do resultado. Para quem deseja visualizar e compartilhar seus projetos, o Checkbot também oferece a opção de exportar ligações estruturais para o programa Cloud Viewer, permitindo que os membros da equipe visualizem e interajam remotamente com modelos 3D de projetos colaborativos.

No programa Cloud Viewer, além da tela 3D interativa geral, podem ser feitas discussões sobre o cálculo, pois existem informações abrangentes sobre todos os componentes disponíveis, possibilitando a avaliação dos tamanhos, materiais e geometrias. Se o engenheiro os incluiu, os efeitos de carga aplicados ao modelo durante a análise também serão visíveis na tabela. Além disso, os usuários podem exportar seus modelos em formato IFC ou como arquivos 3D DWG, facilitando a compatibilidade e integração com outros softwares padrões da indústria. Isso garante que os dados possam mover-se perfeitamente desde o projeto até a fabricação e além, apoiando um fluxo de trabalho abrangente.

O valor do Checkbot vai além de apenas suas capacidades técnicas. Pode atender uma ampla gama de profissionais da área de engenharia civil, incluindo desenhistas, projetistas, fabricantes, operários de oficinas de montagem e montadores. Ao preencher a lacuna entre as diferentes fases do processo de construção, o Checkbot melhora a colaboração e reduz o risco de falhas de comunicação. Sua capacidade de sincronizar projetos continuamente, garante que todos trabalhem com informações mais precisas e atualizadas.

Quais são os cenários onde essa ferramenta será útil?

Dentro do escritório de engenharia:

Os pacotes IDEA StatiCa são essenciais para os escritórios de engenharia estrutural. Mesmo que não haja licença disponível para uso no momento, é possível montar modelos de análise para as próximas fases do fluxo de trabalho. O modelo estrutural MEF é importado com todas as forças internas disponíveis e os modelos de ligação são exportados rapidamente. Assim que a licença estiver novamente disponível, o trabalho poderá continuar de onde você parou.

Do engenheiro ao desenhista:

Quando o modelo BIM 3D ou os desenhos 2D precisam ser aperfeiçoados de acordo com os requisitos do engenheiro, é mais útil trabalhar com o modelo 3D original do engenheiro em vez de seguir rascunhos manuais, assim é possível ver a utilidade de compartilhar o projeto no Checkbot. Embora o desenhista não possa abrir os modelos analíticos com uma conta básica do Checkbot, ele poderá abrir cada modelo de ligação específico e investigar todos os detalhes diretamente no Viewer ou exportar o arquivo IFC e importá-lo para seu modelo BIM.

Do desenhista para o engenheiro:

Depois que o empreiteiro, fabricante ou projetista percebe que é necessário fazer mudanças no projeto original do engenheiro, há diversas opções de como comunicar as alterações. Para evitar possíveis erros ao copiar e colar todos os números e parâmetros, o desenhista pode importar suas alterações para o Checkbot, exportar e enviar os arquivos de ligação IDEA diretamente ao engenheiro para nova verificação pela norma.

Este é o fim dos plug-ins CAD?

Parte do que foi mencionado neste artigo era realizado por plug-ins CAD gratuitos para Revit, Advance Steel e Tekla. Esses plug-ins continuarão a funcionar com versões mais antigas. Porém, desde de maio de 2024, o Checkbot gratuito encontra-se em vigor e cobre todas as funcionalidades anteriormente fornecidas por esses plug-ings. A maior vantagem é que apenas uma ferramenta os controla, ou seja, há apenas um arquivo de configuração comum, uma instalação, um ícone e o mesmo fluxo de trabalho.

Resumo

Ao tornar o Checkbot gratuito, as barreiras de acesso a esta ferramenta poderosa foram significativamente reduzidas, capacitando mais profissionais a melhorar os seus fluxos de trabalho, os seus resultados dos projetos e contribuir para projetos estruturais mais seguros e eficientes.

As discussões sobre os padrões BIM já ocorrem há algum tempo, mas, depois de vinte anos, a maioria desses padrões está sendo construído por desenvolvedores que estão tentando, felizmente, com sucesso, trazer soluções para fazer com que esses “padrões” conflitantes se comuniquem entre si.

Experimente o IDEA StatiCa mais recente hoje mesmo!

Escrito por: IDEA STATICA ®

Traduzido por: Ananda Knoedt

Para acessar o artigo original em inglês, clique aqui.

Assine nossa

newsletter

Gostou dos nossos artigos?
Cadastre-se e fique por dentro de tudo!

    Buscar