Projeto Mills Solaris

Shape

A Mills Solaris é uma empresa pioneira em soluções para trabalhos em altura e construções de alta complexidade, com soluções em andaimes tubulares, escoramento de aço e fôrmas para concreto, atuando há 66 anos no Brasil de maneira responsável, confiável e transparente.

Atuou em grandes obras de infraestrutura no país na construção de pontes e viadutos, estádios, barragens, estações de metrô, túneis entre outros.

Confira o projeto

BIM WORS & MILLS SOLARIS
Shape

Torre metálica utilizada como apoio provisório da ponte de Guaíba, Porto Alegre, RS – Brasil. O apoio provisório foi necessário para equilibrar balanço sucessivos assimétrico. A torre possui uma altura de 30 metros, montada sobre bloco de concreto construído sobre o rio. O carregamento vertical previsto atuante é de 800 toneladas-força, estando a estrutura submetida, ainda, a ventos fortes da região. 

A modelagem final resultou em aproximadamente 3000 elementos de barra, 60 combinações de cálculo lineares e 20 combinações de cálculo não-lineares, sendo a própria avaliação dos resultados um desafio. Devido à localização sobre o rio e necessidade de liberar espaço para as operações de construção da ponte, não havia a possibilidade de grandes alterações da geometria da estrutura durante o projeto, o que levou a soluções engenhosas para aliviar esforços indesejados em alguns elementos. 

 

As ferramentas não-lineares do SCIA foram muito importantes para avaliar a segurança da torre, como barras e apoios só a tração, consideração da não-linearidade geométrica e entrada de imperfeições iniciais. O SCIA também permitiu avaliar se ocorreria ou não flambagem global da estrutura, resultando em uma carga crítica 20 vezes superior à aplicada.

Confira outros projetos

Clientes BIM Works